Outubro Rosa: Acispes ilumina prédio e prepara várias ações
Confira a programação para o mês de outubro
Publicado em 05/10/2021 17:10 - Atualizado em 06/10/2021 12:55
Em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) vai realizar uma série de ações. Uma delas será extensão do horário de realização das mamografias durante a semana, passando de 17h para às 19h, e a inclusão dos sábados na agenda de mamografias. O consórcio recebeu no fim de setembro um novo mamógrafo, com tecnologia de ponta que proporciona diagnóstico precoce da doença e que possibilita que exame seja realizado quatro vezes mais rápido.
Além disso, nosso prédio foi iluminado de rosa como forma de chamar a atenção para a prevenção da doença. Ainda durante todo o mês, todas as mulheres e homens que realizarem mamografia na Acispes receberão um diploma de parabenização pelo ato de autocuidado.
Outro movimento vai ser o retorno, no próximo dia 8, do grupo de mulheres em tratamento ou já tratadas da doença. O grupo realiza semanalmente, de acordo com a necessidade de cada uma, o trabalho de fisioterapia, nutrição e psicologia com as pacientes. O trabalho havia sido paralisado por conta da pandemia.
Uma das pacientes é a aposentada Heloísa Helena de Menezes, 63 anos, que já passou pelo câncer de mama por duas vezes. Como forma de ajudar a conscientizar as mulheres, desde 2008 quando teve a doença pela primeira vez, ela pinta os cabelos de rosa e durante todo o mês de outubro se veste também de rosa. Além disso, ela faz a doação de laços para diversas instituições da cidade. Neste ano, os laços usados por todos os funcionários da Acispes foram doados por ela. “Precisei retirar as duas mamas, passei por cirurgias, radioterapia e quimioterapia. Hoje estou curada e quero ajudar mulheres neste processo do tratamento e também chamar a atenção para a prevenção. Para mim, é uma vitória por dia, um dia de cada vez”, disse.
CEAE
A Acispes presta um amplo serviço de atendimento às mulheres no Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), programa do Governo do Estado que é gerenciado pelo consórcio desde 2015. São oferecidas consultas em mastologia, ginecologia e obstetrícia de alto risco, tudo com apoio de uma equipe multidisciplinar, além de diversos exames. Só em mamografias, são cerca de 50 por dia. Este ano já foram mais de 4.500. Em 2019 e 2020, somados, mais de 7 mil.
O Ceae atende a pacientes de 37 municípios da microrregião de Juiz de Fora, 100% SUS.
por Comunicação Acispes