CEAE HAS, DM e DRC completa um ano de atendimento na Acispes
Unificação dos dois eixos do programa garantiu cuidado integral para pacientes de 37 municípios
Publicado em 19/07/2019 14:47 - Atualizado em 19/07/2019 15:40
Há pouco mais de um ano, o Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), gerenciado pela Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), recebeu o eixo Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) e Doenças Renais Crônicas (DRC), antigo Hiperdia. O Ceae Acispes, que já gerenciava o eixo Mulher e Criança, unificou os dois serviços, garantindo cuidado integral para os pacientes de 37 municípios. Desde o início das atividades do eixo HAS, DM e DRC, o Ceae atendeu a uma média de cinco mil pacientes por mês. Todos, na primeira consulta, passam por atendimento com equipe multidisciplinar, que inclui técnico de enfermagem, enfermeiro, nutricionista, assistente social, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e médico.
O Ceae consiste na oferta de serviços de atenção especializada ambulatorial à saúde, destinados a gestantes e crianças de riscos; mulheres que realizarão o tratamento do câncer de colo de útero e mama; usuários com hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus incluindo a sala do Pé Diabético; doença renal crônica de alto risco e urologia e com o apoio da equipe multiprofissional. É um programa do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciado pela Acispes.
Para ser atendido no Centro, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, que seguirá os critérios específicos e fará o encaminhamento para o atendimento requisitado.
por Assessoria de Comunicação