Acispes é o maior serviço de mastologia de MG
Por meio do CEAE, quase 15 mil mulheres foram atendidas em 2022
Publicado em 29/03/2023 17:59
Fechando o mês da mulher, a Acispes está celebrando um importante marco para a região: Por meio do nosso Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), fomos reconhecidos pela Secretaria de Estado de Saúde como o maior serviço público de mastologia de Minas Gerais. Uma conquista para toda a região atendida pelo programa, que abrange 37 cidades.
Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizamos 21.529 mamografias em 2022, o que nos deixa em terceiro lugar geral e primeiro lugar entre as instituições públicas. Já em número de consultas em mastologia, estamos a frente de todas as outras instituições de saúde do Estado, com 14.269 atendimentos.
Para o mastologista do CEAE, Bruno Laporte, a conquista representa a chance de possibilitar que cada vez mais mulheres sejam curadas. “Quando começamos o serviço, em 2005, eram cerca de 100 consultas por mês, hoje, são quase mil. Para todas as mulheres, todas as famílias das 37 cidades abrangidas pelo CEAE, é a realização de um sonho. E mais que só as consultas, somos o maior em número de mamografias, que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando o tumor é descoberto com até 1 centímetro, a chance de cura é de 90%”, disse o médico.
O mastologista destacou ainda que hoje a Acispes, por meio do CEAE, consegue que as mulheres tenham facilidade para acessar o serviço, o que ele destaca ser fundamental. “Para este ano, projetamos que 18 mil mulheres passem pelo nosso serviço. É muita gente, mas cada uma é especial. Acompanhar o momento do diagnóstico, a dor, sofrimento, a dúvida e depois vê-las superar, passar pelo tratamento como guerreiras e voltarem a viver e ser feliz, é extremamente satisfatório e recompensador. É muita alegria e muita paixão pelo o que a gente faz”, finalizou.
O trabalho no CEAE é fruto de uma parceria da Acispes com o Governo de Minas Gerais, uma integração que fortalece o consórcio e possibilita mais acesso da população aos serviços de saúde pública. Nos últimos anos, não apenas em mastologia, o programa nos permitiu aumentar expressivamente nossos atendimentos em outras especialidades, tudo 100% SUS. Além dos cuidados com as mulheres, o CEAE tem eixos específicos de cuidado para doentes renais crônicos, hipertensos, diabéticos e idosos com a saúde frágil. Um cuidado integral com cada paciente, feito por meio de uma equipe multidisciplinar.
por Comunicação Acispes