Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

NOTÍCIAS

publicado em: 21/10/2016

 

Juiz de Fora recebe mamógrafo móvel


A Acispes é parceira de iniciativa que estende faixa etária e garante às mulheres acima de 40 anos acesso gratuito ao exame que diagnostica câncer de mama

Entre os dias 24 e 28 de outubro, o município de Juiz de Fora ganha um importante reforço na campanha de prevenção ao câncer de mama, internacionalmente conhecida como Outubro Rosa. A partir de segunda-feira (24/10), às 9h, um caminhão equipado com um mamógrafo móvel ficará instalado na Praça do Largo do Riachuelo, no horário de 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h, oferecendo às mulheres com idade a partir de 40 anos a oportunidade de realizar gratuitamente o procedimento considerado vital no diagnóstico precoce da doença.

Uma das novidades é que esta campanha estende a faixa etária em relação ao que preconiza o Ministério da Saúde. A Portaria nº 61/2015 do MS restringe a disponibilização do exame no Sistema Único de Saúde (SUS) para usuárias assintomáticas com idades entre 50 a 69 anos, deixando de fora todas aquelas abaixo de 50 anos. A decisão, no entanto, contraria a Lei Federal nº 11.664/2008, que garante o direito da realização de exame anualmente a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

A oportunidade de realizar a mamografia a partir dos 40 anos tem como embasamento também dados que apontam para 95% de chances de cura quando o diagnostico é realizado na fase inicial dos nódulos. O exame identifica nódulo com até um centímetro. Outro dado relevante é o aumento da incidência desta doença em mulheres mais jovens. Informações do Inca para o Atlas da Mortalidade de Mortalidade por Câncer apontam que, das 14.206 mortes, em 2013, de mulheres em decorrência do câncer de mama, 17% estavam na faixa etária entre 40 e 49 anos.

Com a presença do mamógrafo móvel em Juiz de Fora, serão oferecidas 250 mamografias ao longo da semana, divididas em 50 exames por dia de campanha. Para realizar o agendamento, as mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone (32)3313-4016, no horário de 10 às 17h30. Caso haja disponibilidade de vagas, os agendamentos também serão feito durante o dia, no próprio caminhão.

A ação é realizada pela Sociedade Mineira de Mastologia juntamente ao deputado Antônio Jorge (PPS), médico e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e conta com a parceria da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) que, desde novembro de 2015, gerencia o Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) Mulher e Criança, programa estadual que visa à redução da mortalidade materna e infantil. Nesse sentido, o consórcio será também o responsável pela continuidade da campanha, garantindo o encaminhamento das mulheres, que tiverem diagnosticada alguma alteração na mamografia, para tratamento de saúde. Outra iniciativa da Acispes será a oferta de mamografias gratuitas, na sede do consórcio, às mulheres em idade entre 50 e 69 anos, que não conseguirem vagas no mamógrafo móvel.


Confira outras notícias

ver todas
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo