Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

NOTÍCIAS

publicado em: 12/08/2016

 

Acispes dá as boas vindas ao município de Chiador


Foram seis meses de negociações, junto à Câmara Legislativa, para se tornar consorciado à Acispes, com a vitória unânime junto aos vereadores, por nove votos a zero.

Foram seis meses de negociações, junto à Câmara Legislativa, para se tornar consorciado à Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes). O principal e incontestável argumento foi de que, atualmente, é praticamente impossível, para um município de pequeno porte, atender às demandas de saúde sem o apoio de um consórcio. “É uma ferramenta de gestão excelente, que diminui o peso de nossas costas diante de tantas necessidades”. A fala aliviada é do secretário de saúde, Laercio Priori, com a vitória unânime junto aos vereadores, por nove votos a zero, para a inclusão do município de Chiador na Acispes. “Conhecia o trabalho da Acispes por meio de outros municípios e só ouvia elogios. Por isso, nossa expectativa é muito grande para reduzir as demandas reprimidas e os custos. Antes, devido ao volume de cotas reduzidas pelo SUS, muitos procedimentos tinham que ser custeados com recursos do próprio município em clínicas particulares”, lembra o prefeito, Maurício Monteiro.

Exames, como ultrassonografias, raios-x, ecocardiogramas e tantos outros. Diversas consultas especializadas, de modo especial nas áreas de ortopedia, oftalmologia. Isso sem contar as demandas para procedimentos cirúrgicos nessa ultima especialidade, como as cataratas. De acordo com o secretário Laércio, a situação da saúde em Chiador era bastante precária diante ao alto volume de pedidos sem qualquer perspectiva de encaminhamento. “Até então, o acesso aos procedimentos de média complexidade pelo SUS era muito difícil, principalmente as consultas especializadas. Com isso, uma grande quantidade de pedidos estava arquivada. Temos demandas de 2013, 2014 que, até então, não tínhamos a quem direcionar”, completa.

Com a inclusão na Acispes, segundo ele, novas perspectivas se abrem para oferecer ao município uma saúde publica muito mais efetiva e de qualidade. Integrando a microrregião de Juiz de Fora, área de abrangência do consórcio, Chiador conta com duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um posto e uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) para atender à população de pouco mais de 2.90 habitantes. “Fazer parte da Acispes é uma grande alegria. Já acompanhava o trabalho há muitos anos, desde os tempos do então secretário Antônio Jorge, e sei da qualidade do serviço”, comemora.


Confira outras notícias

ver todas
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo