Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

NOTÍCIAS

publicado em: 09/10/2015

 

500 cadastros de mamografia em uma semana


Outubro Rosa da Acispes mobiliza municípios da região oferecendo um apoio importante na mobilização na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Um micro-ônibus personalizado de rosa, equipado com uma tenda e uma disposta equipe de colaboradores, está percorrendo os municípios da região levando informações sobre a prevenção ao câncer de mama e a oportunidade de marcação do exame de mamografia para as mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Trata-se da participação da Acispes na campanha Outubro Rosa, oferecendo aos municípios consorciados um apoio importante na mobilização em prol dessa causa.  

A campanha teve início no dia 02 de outubro e se estende ao dia 27, percorrendo um total de 22 cidades que compõem as microrregiões de Juiz de Fora e Santos Dumont. Nessa primeira semana, o Outubro Rosa da Acispes passou por Andrelândia, Arantina, Simão Pereira, Matias Barbosa, Chácara, Goianá, Piau, Coronel Pacheco, Rio Novo, Pedro Teixeira e Lima Duarte. Ao todo, já foram realizados quase 500 cadastros.

A campanha Outubro Rosa da Acispes integra o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, que prevê uma série de diretrizes para ampliar o acesso das mulheres entre 40 e 69 anos à mamografia. O público feminino com esse perfil não precisa passar por uma consulta médica para ter acesso ao exame. Basta solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde e o agendamento é feito para um dos 196 prestadores de serviços credenciados, dentre eles a Acispes. Para incentivar essa realização e facilitar o acesso, durante a presença no município, a equipe de colaboradores do consórcio realiza um pré-cadastro, entregando às mulheres o formulário necessário para a realização do exame.

Além da prevenção, a campanha Outubro Rosa da Acispes auxilia também no encaminhamento dos resultados que apresentem alterações. Ao constatar a necessidade de exames complementares, cirurgia e outras formas de tratamento de tumores, o laudo é automaticamente encaminhado para o Instituto Oncológico, em Juiz de Fora, referenciado para o prosseguimento do tratamento.  


Confira outras notícias

ver todas
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo