Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

HISTÓRICO

A Agência de Cooperação em Saúde Pé da Serra (Acispes) foi instituída no dia 25 de abril de 1996. Tendo inicialmente o nome Consórcio Intermunicipal de Saúde Pé da Serra (Cispes), surgiu como iniciativa das prefeituras dos municípios de Aracitaba, Santos Dumont, Oliveira Fortes, Ewbank da Câmara, Paiva, Coronel Pacheco e Rio Novo.


A Acispes surge de um modelo adotado há décadas no Brasil: as associações administrativas intermunicipais. No entanto, foi a partir dos anos 80 que essa forma de associação tornou-se uma importante aliada na busca de soluções para problemas comuns aos municípios.


No caso da saúde, a formação de associações entre municípios tem como propósito a realização de atividades conjuntas de promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações. Dessa forma, evita a subutilização de equipamentos e recursos humanos de cada município, além de melhorar o atendimento ao usuário, que não precisa se deslocar para centros maiores para ser atendido. Paralelamente, sendo uma iniciativa eminentemente municipal, a união reforça o exercício da gestão conferida constitucionalmente aos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Propósito que tem como eixo norteador, a missão da ACISPES, que é "favorecer a cooperação entre os municípios da microrregião de Juiz de Fora e Santos Dumont, visando potencializar as condições de saúde da população, contribuindo para a inovação e consolidação do Sistema Único de Saúde".


Antiga Fachada ACISPES Fachada ACISPES
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo