Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

CONEXÕES

Projeto Conexões

O que é

O Projeto Conexões nasceu da constatação de que a marcação de consultas e exames e os atendimentos médicos em geral estavam sendo realizados com ferramentas ineficientes e refletiam a baixa capacidade institucional das Secretarias Municipais consorciadas. Para enfrentar este problema, a ACISPES decidiu implantar um sistema informatizado para a gestão da saúde. Com base em outras experiências de uso de sistemas informatizados de gestão e regulação, ainda recentes, o então Secretário Executivo da instituição, Antônio Jorge de Souza Marques, propôs, entre outras ações que constituem o projeto, a adoção do prontuário eletrônico para modernizar o atendimento na ACISPES e nos municípios associados.

Proposta

O Projeto Conexões surge, portanto, com a missão de desenvolver a capacidade institucional do Sistema Único de Saúde nos municípios associados a ACISPES. Para isso, foi preciso comprar equipamentos e distribuí-los nos municípios, capacitar os funcionários e providenciar conexões em banda larga para as cidades que ainda não possuíam.

Objetivo

Desenvolver em todos os municípios associados

Ações

O Projeto Conexões é composto, basicamente, por dois eixos de ação. No primeiro eixo, desenvolveram-se sistemas de informação em saúde, para os quais foram adquiridos mais de 150 equipamentos de informática e distribuídos entre as Secretarias de Saúde. Também foram capacitados todos os gestores e trabalhadores da saúde. Para todos os municípios está disponível a integração por uma rede de comunicação on-line. No projeto-piloto, nos municípios onde não havia acesso a Internet por banda larga, a ACISPES, em convênio com a SES-MG, adquiriu e instalou antenas que permitem a captura do sinal via satélite, viabilizando assim a conectividade em tempo integral para que os sistemas desenvolvidos funcionem plenamente. Atualmente, alguns municípios ainda mantêm, com recursos próprios, esse link, mesmo com o término do convênio.

O segundo eixo se baseou no desenvolvimento de um prontuário eletrônico com 50 protocolos clínicos. Os protocolos são considerados ferramentas indispensáveis para a elevação da eficácia em saúde. Integrados aos sistemas gerenciais, constituem-se componentes reguladores da prática médica, uma vez que, formulados a partir do conhecimento em gestão de patologias e em medicina baseada em evidências, permitem uma importante redução da variabilidade de condutas clínicas (o que tem implicações na racionalidade administrativa), tendendo a elevar a resolutividade.


Conexões Online

O que é

O Projeto Conexões On-line é uma alternativa para facilitar a comunicação entre a ACISPES e todos os municípios associados. O projeto trabalha com sistemas já desenvolvidos e também com os que ainda serão implantados na instituição, formando uma rede de comunicação que reduzirá custos com telefonia em todos os municípios e garantirá a segurança no envio de documentações.

Ferramentas

O portal da ACISPES, o desenvolvimento e a instalação de um programa de mensagens instantâneas interno e o cadastramento de e-mails corporativos são ações que fazem parte do projeto.

Benefícios

Pretende-se, por meio dessas ações, desenvolver a capacidade institucional da ACISPES, facilitando o tráfego de informações entre seus colaboradores e associados, e agregando qualidade, segurança e agilidade aos serviços prestados pela instituição.

 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo