Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

Lima Duarte

Lima Duarte é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situada na Zona da Mata Sul, tem como maior atração o Parque Estadual do Ibitipoca.

Localização
Lima Duarte é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situada na Zona da Mata Sul, tem como maior atração o Parque Estadual do Ibitipoca. Está a 305 Km de Belo Horizonte e a 60 Km de Juiz de Fora. O município ocupa uma área de 848,089 Km ² A população do município é de aproximadamente 16.434 habitantes.

História
O povoamento de Lima Duarte é um dos mais antigos de Minas Gerais. Suas origens remontam os fins do Séc. XVII, sendo a primeira referência datada em 1692, chegada dos primeiros desbravadores na região da Serra de Ibitipoca, a procura do ouro, sob a “bandeira” que tinha como capelão o Pe. João de Faria Fialho.

Tornou-se a região um dos maiores centros de colonização da Capitania, com a migração de audazes colonizadores vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal.

Com a extração do ouro, surgem e se desenvolvem, por volta de 1740, as primeiras povoações às margens do Rio do Peixe. Em 1781, com a eminente escassez do ouro e a ilustre visita do Governador Dom Rodrigo de Menezes, que distribuiu terras de agricultura, a agropecuária de subsistência veio se tornando a principal atividade de desenvolvimento econômico.

Em 1839 o povoado de Dores do Rio do Peixe foi elevado a Distrito de Paz, e, em 1859 recebeu o título de Freguesia. Em 1881 era discutido na Assembléia Provincial o projeto que criava o Município do Rio do Peixe e elevava a Freguesia à categoria de Vila.

Em 30 de Outubro de 1884, é criado o município e instalado solenemente em dezembro do mesmo ano com o nome de Lima Duarte, em homenagem ao eminente Conselheiro José Rodrigues de Lima Duarte.

Após a emancipação, o notável desenvolvimento embasado nas produções locais, girava em torno da agropecuária e da produção de laticínios, comercializados principalmente em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro.

No decorrer da primeira metade do Séc. XX, a necessidade por inovações nos meios de transporte e energia trouxe as primeiras usinas de geração de eletricidade e o “Trem de Ferro”, que em 1926 apitou na estação da “Paradinha”, marcando o início de um novo tempo.

Em 1970 a inauguração da BR 267, ligando a Zona da Mata ao Sul de Minas e a criação do Parque Estadual do Ibitipoca em 1973, deram início ao desenvolvimento de uma nova e promissora atividade econômica: o Turismo, gerando divisas e despertando a preocupação e a responsabilidade com a preservação das riquezas naturais, históricas e culturais do Município de Lima Duarte.

Economia
Turismo, Pecuária e Indústria de Laticínios. Temos na agropecuária a principal atividade econômica, mas com olhos voltados para o turismo, devido as nossas montanhas, cachoeiras, grutas, monumentos históricos e a mais tradicional culinária mineira.

Saúde
Na Atenção Básica o município dispõe de 04 Equipes de PSF, sendo que 02 delas contam com Equipe de Saúde Bucal. Quanto à parte física dispomos de 04 Unidades Básicas de Saúde e mais 07 Postos de Saúde.

Quanto ao Atendimento de Média Complexidade o município dispõe de uma Policlínica instalada num prédio de 1500 m², onde prestamos atendimentos nas seguintes áreas:

• Laboratório de Análises Clínicas com produção mensal de 2.400 exames.
• Serviço de Ultrassonografia com produção mensal aproximadamente de 150 exames, incluindo desde USG Abdominal até Eco Doppler de Vasos Arteriais.
• Serviço de Psicologia Clínica, Fonoaudiologia, Fisioterapia (RPG), Serviço de Imunização, Atendimento Médico de Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Alergologia, Psiquiatria, Reumatologia e Gastroenterologia.

O município conta com a Prestação de Serviços da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, contratualizada pelo SUS, prestando serviço de Urgência e Emergência 24 horas e internações hospitalares de Média Complexidade em Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Geral e Cirurgia Traumato-Ortopédica.
A administração municipal mantém em funcionamento um Centro de Atenção Psico Social tipo I, prestador de serviço ao SUS.

Dados e Contatos
População: 16.871 habitantes
Prefeito: Geraldo Gomes de Souza
Prefeitura Municipal: (32) 3281-1281
Secretário de Saúde: Sebastião A. Delgado Campos
(32) 3281-1440



Outras Cidades

ver todas
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo