Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

Rio Preto

Incrustada num vale e cercada de montanhas aos pés da Serra da Mantiqueira, Rio Preto está situada na Zona da Mata Mineira.

Localização
“Para chegar a Rio Preto, atravessa-se sempre terreno montanhoso e coberto de mata virgem, e quando sobre algum cume elevado se pode avistar grande extensão de terras, só se notam florestas e montanhas.À extremidade de uma ponte fica uma cidadezinha encostada à montanha, composta de uma única rua muito larga e paralela ao rio. Tem a cidade o mesmo nome do rio; depende do distrito de Ibitipoca e só conta uma Igreja não colada, servida por um capelão.As casas de Rio Preto, excetuando-se uma ou duas, são térreas, pequenas, mas possuem um jardinzinho plantado de bananeiras, cuja pitoresca folhagem contribui para o embelezamento da paisagem.”

Registro do Rio Preto
Auguste de Saint-Hilaire, 1822

Incrustada num vale e cercada de montanhas aos pés da Serra da Mantiqueira, Rio Preto está situada na Zona da Mata Mineira, num território de 347 Km2 e possui uma população de 5.388 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2007. A 430 metros acima do nível do mar, a cidade possui clima ameno, quente no verão e de temperado a frio no inverno, com temperaturas médias anuais entre 14º C e 32º C. A cidade fica na divisa dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e é caminho natural para o interior do país a partir do Rio de Janeiro. Está situada a 180 Km da cidade do Rio de Janeiro, a 84 Km de Juiz de Fora, a 450 Km de São Paulo e a 335 Km de Belo Horizonte.

História
O lugarejo que veio a dar origem à atual cidade de Rio Preto nasceu à beira-rio, como único ponto onde era oficialmente permitida a passagem do ouro com destino ao Rio de Janeiro. Chamava-se então Registro de Rio Preto. E apesar de todo o esforço por parte da Coroa, no sentido de exercer um controle sobre a região, o Sertão Proibido foi, na prática, largamente utilizado para o contrabando do ouro. Mais tarde, com o esgotamento da mineração, o Registro voltou-se para a tributação da produção agrícola (em geral açúcar, cachaça, milho, toucinho e café) com destino ao Rio de Janeiro.

Economia
A pecuária leiteira ganha destaque na região e até hoje é sua principal atividade econômica, juntamente com a produção de derivados do leite e a agricultura de subsistência. No entanto, com o desprestígio das culturas em geral, houve um êxodo e queda da população rural, com pequeno incremento na cidade. Rio Preto vem se destacando atualmente pelo seu potencial turístico, especialmente o Ecoturismo, com a diversidade de sua fauna e flora, a abundância de cachoeiras, e suas belas paisagens montanhosas. A herança das grandes fazendas do ciclo cafeeiro também atrai turistas e visitantes à região.

Saúde
Rio Preto possui uma UBS do PSF que funciona com 02 equipes, a UBS Dr. Henrique Furtado Portugal e a Santa Casa de Misericórdia onde são realizados os atendimentos de urgência/emergência e cirurgias de pequeno porte. Na área rural possui uma UBS no distrito de São Cristóvão.

Dados e Contatos
População: 5.531 habitantes
Prefeito: Inácio de Loyola Machado Ferreira
Prefeitura Municipal: (32) 3283-3850
Secretário de Saúde: Carlos Paço da Cunha
(32) 3283-3874



Outras Cidades

ver todas
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo