Selo sus

Cadastre-se

 

Desejo receber informações, por e-mail, sobre:

 
Consultas especializadas Laboratório intermunicipal Centro mais vida Centro oftamológico CEAE Mulher e criança SETS
 

 

CEAE MULHER E CRIANÇA

No final de 2015, a Acispes assumiu um novo desafio: junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), auxiliar na redução da mortalidade infantil e materna no Estado. Nesse propósito, o consórcio é o responsável pelo programa estadual voltado a esse fim, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) Mulher e Criança, antigo Centro Viva Vida, tendo como missão cobrir os 37 municípios das microrregiões de Juiz de Fora/Lima Duarte/Bom Jardim de Minas, São João Nepomuceno/Bicas e Santos Dumont com o mais completo atendimento especializado nas áreas de saúde infantil, sexual e reprodutiva.


O perfil de atendimento do programa inclui mulheres e crianças que estejam dentro de alguns critérios, assim como o fluxo de funcionamento pré-estabelecidos pela SES/MG. O paciente deve, primeiramente, ser atendido pelo profissional de saúde da UBS de seu município que, após uma avaliação criteriosa, realiza o encaminhamento ao Centro por meio de um sistema informatizado desenvolvido pela Acispes. Na data agendada, o paciente deve comparecer ao Centro trazendo toda a documentação: guias de agendamento e consultas, cartão de marcação, RG ou certidão de nascimento, além de cartão do SUS e comprovante de residência.


Após passar pelo CEAE, o paciente recebe o Plano de Cuidados. Nesse documento, disponível em um sistema - com login e senha para um responsável da respectiva unidade que solicitou o agendamento - estão todas as informações para que a atenção primária possa continuar o tratamento.


A efetividade do CEAE depende do comprometimento dos municípios no correto encaminhamento dos pacientes, obedecendo aos critérios do programa, e também na continuidade ao que for prescrito pelo Plano de Cuidados. A união entre as várias unidades de saúde é fundamental para que Minas possa continuar cumprindo papel importante na redução da mortalidade materna e infantil. Dentre elas estão a SES/MG, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, as Secretarias municipais de saúde, as Unidades de Atenção Primária, o Programa Saúde da Família e as Unidades de Urgência e Emergência.




CRITÉRIOS DE ENCAMINHAMENTO

Para Consulta em Obstetrícia de Alto Risco:

Principais indicadores: Diabetes Gestacional, Endocrinopatias, Ginecopatias, Hipertensão Arterial, Cardiopatias, Abortamento Habitual e outros, além de Consulta de Puerpério


Para Consulta em Ginecologia:

Principais indicadores: Lesão de Colo Uterino e qualquer alteração no exame de Citopatologia


Para Consulta em Pediatria:

Principais indicadores: Crianças Prematuras, Baixo peso ao nascer, Asma, Tosse persistente, Dificuldade Respiratória, Diarréia Crônica, Desnutrição e entre outros.


Para Consulta em Mastologia:

Principais indicadores: Resultados de USG de Mamas e Mamografia com Bi-RADS 0 e 3, Mastalgia, Ginecomastia.



EQUIPE TÉCNICA


O PLANO DE CUIDADOS

Contém as orientações e observações vistas na consulta e prazo para retorno. Dessa forma, a continuidade do atendimento poderá ser feita de forma mais específica, auxiliando as equipes de PSF ou UBS.



TIPOS DE EXAMES CONTEMPLADOS PELO CEAE


NÃO CONTEMPLADOS PELO CEAE, MAS OFERECIDOS PELA ACISPES

Os exames, solicitados durante a consulta e que estejam contemplados na cartela de procedimentos, são agendados pela coordenação imediatamente, assim como os retornos com data prevista. O paciente sai do consultório já com os comprovantes dos agendamentos, precisando apenas realizar a marcação do transporte no caso de residir em outra cidade.

CEAE
 

Rua Ataliba Barros, 5
São Mateus, Juiz de Fora - MG

(32) 3313 4000

ato.interativo